Polo de Fotografia

O Absurdo

Posted by polodefotografia em 02/10/2009

5a-edward-munch-lurlo-1893-oslo-munchmuseetUma polêmica se instaurou nos bastidores do prêmio Foto Arte, de Brasília, e expôs um embate entre fragilidade de caráter e indignação explícita.

Tudo começou com uma contestação sobre o fato de duas cláusulas terem sido incluídas no contrato de cessão de direito das imagens dos vencedores do prêmio à empresa Arte 21, que representa o FOTO ARTE, e a ONG WWF, patrocinadora do mesmo.

Uma das cláusulas, estabelece que poderão ser efetuados cortes aleatórios nas imagens concedidas pelos artistas. Na cláusula seguinte, tão grave ou mais, o fotógrafo autoriza o uso da imagem por outras empresas sob controle da Arte 21 e outras ONGs!!!!

A bandeira foi levantada pela fotógrafa Patrícia Gouvêa (diretora do Ateliê da Imagem, uma das principais referências no ensino da fotografia no país) e rapidamente acatada, apoiada e defendida por todos os renomados jurados (Eder Chiodetto – presidente do juri – Tiago Santana, Milton Guran, Rogério Assis, Suzana Dobal e, Marcelo Reis).

O Polo de Fotografia teve acesso à troca de e-mails que desenrolou-se sobre o tema na semana que passou e pode perceber a inflexibilidade da diretora do Arte 21, Karla Osorio, diante da posição claramente de protesto de todo o juri e de outros fotógrafos, como Andreas Valentim, por exemplo, que descuidadamente já haviam assinado o contrato e “exigiram” a retirada das claúsulas.  Diante da posição dura de Karla, alheia a toda revolta que se instaurou, Patrícia Gouvêa abriu mão da menção honrosa que havia ganhado no referido concurso e é bem provável que outros sigam este caminho.

O Polo de Fotografia propõe aqui ampla divulgação para que este exemplo não se repita em outros prêmios e para que haja pressão suficiente para que as cláusulas errôneas sejam suspensas pela manutenção da credibilidade da premiação.

Anúncios

5 Respostas to “O Absurdo”

  1. […] O Absurdo […]

  2. […] O Absurdo « Polo de Fotografia polodefotografia.wordpress.com/2009/10/02/o-absurdo – view page – cached Uma polêmica se instaurou nos bastidores do prêmio Foto Arte, de Brasília, e expôs um embate entre fragilidade de caráter e indignação explícita. — From the page […]

  3. Não é de hoje que os concursos, apesar de alguns bem intencionados, pecam em sua lógica desrespeitosa com os fotógrafos e com a fotografia.
    Gostaria de complementar que este debate não começou agora com os questionnmentos da fotógrafa Patricia Gouveia.
    Em 26 de agosto a AFOTO, Associação de Fotógrafos de Brasília, postou em seu blog (veja no link http://afotobrasilia.wordpress.com/2009/08/26/2%C2%BA-premio-foto-arte-brasilia/)sua postura contrária ao regulamento do 2°Premio Fotoarte. Já no regulamento haviam exigências que feriam os direitos dos fotógrafos. Naquela data a AFOTO encaminhou sugestões para a coordenação do concurso.
    Essa discussão já havia começado no blog do Paraty em FOCO e vem ecoando desde lá sem uma solução definitiva.

  4. […] Publicado por polodefotografia em 06/10/2009 A fotógrafa Patrícia Gouvêa, diretora do Ateliê da Imagem, venceu sua bravata contra a direção do prêmio FotoArte, que havia cometido o deslize de incluir nos contratos dos artistas vencedores duas cláusulas impróprias. (Leia post anterior aqui) […]

  5. Clarissa Borges said

    Estive em Brasília e fui visitar o ECCO.
    Procurei principalmente as fotografias da Patrícia Gouveia, perguntei por elas e fui informada que seus arquivos não foram impressos. Seu trabalho não está na exposição!
    Seu nome consta em todos os folders, inclusive na divulgação que saiu hoje do Canal Contemporâneo, mas a obra não está lá…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: