Polo de Fotografia

Boas vindas à Lomo…

Posted by polodefotografia em 02/10/2009

lomo2

Foi em 1999, quando eu tinha acabado de chegar em Londres, onde morei por quase três anos, que eu conheci a Lomo. Foi paixão à primeira vista.

Encomendei a LCA, um modelo com lente única, algumas opções de diafragmas de foco e fiquei ansiosa pela entrega dos correios.

Quando abri a caixa e me deparei com  o livreto que vinha junto da câmera,  percebi que aquela camerazinha seria  uma grande diversão.

*

lomo1 (1)

Li imediatamente as 10 regras da  lomografia e percebi que as propostas eram libertadoras. A transferência do olho para a mão era um novo desafio para mim e a sensação de não saber exatamente o que se enquadrava era muito “fun”.

A minha LCA virou minha companheira para desvendar aquele novo lugarfrio e solitário e foi fundamental para que eu pudesse deixar a timidez de lado e fotografar as pessoas na rua, no metrô, nos bares, em todos os lugares que eu ia.

lomo5

*

Eu sempre fiquei intimidada em apontar à câmera para alguém que eu não conhecesse e a minha nova câmera russa me permitiu fotografar como se fosse uma espiã, sem que as pessoas percebessem que estavam sendo fotografadas.

Podia finalmente fotografar sem me expor, e  assim fiz um diário da minha experiência  estrangeira. Vivi momentos incríveis como o dia anterior à abertura da Tate Modern (onde eu trabalhava) ao público, quando pude percorrer todas as galerias vazias dividindo o privilégio apenas com meu amigo Da Silva. lomo3

Outro momento inesquecível foi um show da Björk cantando à capela, acompanhada de um quarteto de cordas numa igreja em Islington. Maravilhoso. lomo4

Mas todo esse relato é para dizer que a Lomo finalmente está abrindo uma filial aqui no Rio, mais precisamente em Ipanema, ainda nesse mês de outubro. Contando agora com um leque de câmeras bem maior e variado, garante que a gente possa fotografar muito, trazendo uma proposta diferente das digitais compactas, onde tudo é conferido imediatamente após o click, afinal, Lomos usam filme!

Fiquem ligados.

(Claudia Tavares)

Deixe um comentário

 
