Polo de Fotografia

Paraty: impressões do primeiro dia

Posted by polodefotografia em 25/09/2009

imagem do coletivo Lost Art

foto do coletivo Lost Art

O evento começou animado, palestras cheias e promessa de bons encontros.Ponto alto do dia foi a palestra do Coletivo paulistano Lost Art, formado pelo casal Ignacio Aronovich e Louise Chin.

Viajantes curiosos, fotógrafos talentosos e bons de papo, combinação que sempre rende bons momentos e dessa vez não foi diferente.

Entrevistados por Clício Barroso, o casal falou sobre questões que todo fotógrafo freelancer atravessa; a dificuldade de manter um trabalho autoral e sobreviver, o direito de imagem, a divulgação do próprio trabalho, o mercado que reduz orçamentos e se aproveita da abundância de oferta. A conversa ainda passou pela questão dos coletivos, que parece estar em todas as rodas do festival.

Lost Art é um coletivo de dois, que dependendo do projeto assina individualmente ou em conjunto. Para conhecer melhor vale a pena visitar o site deles.

Outro momento bem legal do festival foi a mesa com o italiano Franscesco Zizola, fotojornalista premiadíssimo e super simpático, o fotógrafo projetou uma série fotos cotidianas feitas na praia. Mereceu os aplausos que recebeu…

A noite, a tenda da praça, que de dia fica aberta ao público para assistir as palestras, se transformou numa pista de dança. Ainda tímida, mas promissora.

E o festival não para. Hoje, às 9h da manha aconteceu o 1° Encontro de Agitadores Culturais da Fotografia no Brasil, com a presença de representantes do Ministério da Cultura. De prático ficou combinado que será redigido um documento, a Carta de Paraty, com as principais necessidades e desejos de quem realmente bota a mão na massa.

É isso: quem veio, curte aqui, quem não veio, acompanha no polo!

(Philippe Machado)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: