Polo de Fotografia

Ela na Flip

Posted by polodefotografia em 03/07/2009

“Às vezes, as pessoas acham que conhecendo meu trabalho estão me conhecendo pessoalmente, mas elas estão erradas. Eu trabalho apenas com coisas que aconteceram, o que é diferente de trabalhar com minha verdade e minha realidade. Eu falo de coisas banais e comuns, como uma separação ou uma vontade de seguir um desconhecido na rua. Não estou contando a minha intimidade, é um trabalho sobre a vida real”

A frase acima foi dita pela francesa Sophie Calle esta semana em um debate em Paraty, onde está para lançar seu primeiro livro em português: Histórias Reais. Ao lado de Catherine Millet, autora do clássico “A vida sexual de Catherine M.” e do novo “A outra vida de Catherine M.”, Sophie discorreu sobre sua obra em painel que tratava da apropriação da vida pessoal na literatura.

Mas este nem de longe é o painel mais esperado com a presença da artista plástica francesa que faz de cada retalho de sua vida uma obra de arte. Ela já seguiu estranhos na rua, fotografando seues passos, convidou pessoas a dormir em sua cama enquanto os fotografava e fez de dramas pessoais, como o fim de um relacionamento, expressão máxima de sua obra…

Neste sábado ela estará ao lado do ex-amante, o escritor francês Grégoire Bouillier, que protagoniza um dos trabalhos mais conhecidos da artista: a exposição “Cuide de você”, na qual 107 mulheres leem e interpretam um e-mail em que Bouillier rompia a relação com a artista. Boullier também lança seu livro sobre a relação com Sophie.

Ok, sexta é dia de Chico Buarque na Flip, esta paixão nacional unânime, mas as expectativas deste blog são realmente para o que vai acontecer “entre quatro paredes” deste sábado… Vamos em busca de relatos.

Para quem quiser/puder, o trabalho de Sophie a partir do rompimento com Bouillier estará em São Paulo, mais detalhes aqui. E para saber mais de Sophie Calle, aqui tem wikipedia, aqui um artigo da revista studium e aqui um post de blog amigo.
Anúncios

Uma resposta to “Ela na Flip”

  1. Brasil Empreende said

    Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Arte: Uma questão de ponto de vista.
    Sua visita será um grande prazer para nós.
    Acesse: http://www.brasilempreende.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Sebastião Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: