Polo de Fotografia

Brasil premiado

Posted by polodefotografia em 13/02/2009

Com a foto acima, o brasileiro Luiz Vasconcelos, do jornal “A Crítica”, de Manaus, levou o primeiro lugar na categoria General News do World Press Photo of the Year. A foto foi publicada no dia 10 de março de 2008 e mostra uma mulher indígena enfrentando um batalhão da polícia em uma disputa de terras. Além de Vasconcelos, também foram premiados do Brasil André Vieira, da Focus Photo und Presse Agentur, com o terceiro lugar de Arte e Entretenimento por enfocar a pose e as indumentárias de Xhunos, um estilista de Luanda, na Angola. E ainda Eraldo Peres, da Agência Associated Press, que recebeu Menção Honrosa, na categoria Cotidiano, pelo registro de pessoas em volta de Thiago Franklino Lima, morto na favela do Coque, em Recife.

Os nomes de todos os premiados foram divulgados hoje. Entre os temas, todas as desgraças mundiais, como sempre. Terremoto da China, guerra civil na Georgia, e um fiel (cruel) retrato do período pós-eleições no Quênia.

O Brasil também foi retratado pelo mexicano Carlos Cazalis, da Agência Corbis, premiado na categoria Contemporary Issues. Ele apresentou um ensaio com imagens dos sem-teto que vagam feito fantasmas pela noite de São Paulo.

Já o prêmio principal deste que é o considerado mais importante concurso do fotojornalismo mundial foi para o americano Anthony Suau, do Chicago Sum e da Times. A imagem, em preto e branco, retrata a crise econômica. De arma em punho, o detetive Robert Kole assegura que moradores despejados desocuparam a casa (ao lado).

Mais imagens dos demais vencedores aqui.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: