Polo de Fotografia

Vida de fotógrafo

Posted by polodefotografia em 15/01/2009

Annie Leibovitz é o destaque da National Portrait Gallery de Londres até o próximo dia 1º de fevereiro em Londres, com sua mostra “Annie Leibovitz – A Photographer”s Life, 1990-2005″.
A abertura e a trajetória da fotógrafa americana foi bem descrita pelo ípsilon . São mais de 200 imagens que mesclam rostos muito conhecidos a outros anônimos, ou nem tanto, como a rainha…
Dizem suas biografias que ela começou a se interessar por fotografia após uma viagem de visita à sua família, que à época vivia nas Filipinas. Na década de 60, o mundo lhe era revelado por meio de um ecrã, que era sua janela do carro. A partir daí não desgrudou das câmeras e aproveitou em especial o período que viveu em um kibbutz, em Israel, em 1969, para se aperfeiçoar na técnica.
Mas foi fotografando celebridades que se tornou conhecida. John Lennon e Yoko Onno, na manhã em que ele seria assinado, Rolling Stones em turnê, entre inúmeros outros que fotografou antes, durante e depois de sua estada na direção da revista Rolling Stone.
Há pequenas historinhas que fizeram da trajetória de Leibovitz mais interessante aos ouvidos dos amantes da fotografia e ao público em geral. Como a que a levou a fazer durante um movimento pacifista a clássica foto do poeta Alan Ginsberg fumando maconha. Ou o romance com Susan Sontag, e as imagens que fez dela até já o fim de sua vida…


À parte de sua trajetória, que ela mesma diz ter sido influenciada diretamente por Henri Cartier-Bresson, Annie desenvolveu uma técnica de iluminação super exposta, tanto em ambientes externos, quanto internos, que acabaram por se tornar uma de suas marcas mais conhecidas.

Por tudo isso e muito mais (que pode se em parte apreciado no filme sobre sua vida, já disponível em locadoras) , fica a homagem do blog no slideshow no canto alto à esquerda.

E fica também a dica, é claro, para quem puder checar in loco a exposição de Leibovitz.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: