Polo de Fotografia

Rosângela Rennó no Ateliê da Imagem

Posted by polodefotografia em 13/11/2008


A artista plástica Rosângela Rennó – principal vencedora do prêmio Porto Seguro de Fotografia este ano, pelo conjunto de sua obra – é a escolhida para participar do primeiro encontro “Entrevista com?”, promovido pelo Ateliê da Imagem. A idéia do projeto é trazer à tona o pensamento de artistas contemporâneos brasileiros que tenham
reconhecimento nacional e internacional por sua obra, por meio de entrevistas gravadas ao vivo para posterior divulgação em DVD. 

Rosângela Rennó tem uma longa trajetória na arte contemporânea brasileira.

 “As fotos que eu encontrava no lixo pareciam me pedir: faça alguma coisa comigo”, já declarou a artista em entrevista recente. Ela faz, e faz bem. Tornou-se pioneira no que se convencionou a chamar de fotografia expandida ou contaminada, na década de 80. Seu trabalho “Atentado ao Poder”, durante a ECO 92 tornou-a internacionalmente conhecida. 

Durante os dias que transcorreram o evento, Rosângela “colecionou” fotos de homens assassinados no Rio de Janeiro e foram publicadas nos jornais locais. Ao expor estas fotos posicionou as imagens dos cadáveres verticalmente – causando estranhamento no espectador – e com uma luz por trás das imagens.

Verde, que destoava completamente do sentido econlógico predominante na época e remetia à luz dos necrotérios, como declarou.
Seu mais recente trabalho, exposto no Rio de Janeiro em meados do ano passado, trouxe à tona algumas polêmicas, como o direito autoral e a substituição da fotografia clássica pela imagem digital. Aproveitando uma discussão que estava em vigor na época sobre o direito autoral sobre a imagem do Cristo Redentor, Rosângela convidou fotógrafos a utilizarem câmeras antigas para fazer uma última captura da imagem do Cristo em ângulos particulares. 

A mostra “A Última Foto” trouxe a imagem captada pelos fotógrafos, ao lado da câmera, lacrada para sempre, disposta em uma caixa de vidro.
Idealizado pelas fotógrafas Patrícia Gouvêa e Cláudia Tavares, o projeto “Entrevista com?” ainda está em busca de patrocínio para seu desenvolvimento e nesta primeira edição contará com o apoio do designer Fernando Jaeger, da Tacacá Filmes e da Limite Produções. 

A entrevista acontece nesta sexta, dia 14, a partir das 19 horas no Ateliê da Imagem, na Urca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: