Polo de Fotografia

O Fim de uma era

Posted by polodefotografia em 10/10/2008

Alécio de Andrade

Imagens clássicas, frases de efeito, causos da pauta diária, uma discussão aqui, outra ali. Um consenso: acabou a era da espontaneidade em que Cartier-Bresson foi o paradigma. O resumo veio da boca de Pedro Vazquez, na abertura do debate em que ele seria o mediador, no Instituto Moreira Salles, sob o tema “O trabalho autoral em fotografia e o fotojornalismo ontem e hoje: o papel das agências fotográficas no Brasil e no exterior”.

Envolvidos pelas fotos de Alécio de Andrade, que estão em exposição na casa da Gávea até novembro, os convidados do evento – Evandro Teixeira, Rogério Reis, Custódio Coimbra, Zeca Linhares, Joaquim Marçal e Pedro Vasquez – elegeram o fotógrafo, morto em 2003, como um representante do fim desta era. Deixaram a memória correr solta e brincaram de procurar nas gavetas do tempo causos dos encontros e desencontros que tiveram com Alécio. Sobraram risadas e a certeza de que tudo mudou e vem mais por aí.
Evandro Teixeira

Entre as várias razões para tal certeza está a dificuldade da captação da imagem “roubada”. O direito do uso da imagem virou sangue puro para alimentar a sede dos ex-advogados de porta de cadeia que hoje utilizam este meio para instigar personagens de matérias de revistas e jornais a processar fotojornalistas, bem lembrou Evandro.

A banalização da imagem por meio da proliferação das máquinas digitais também trouxe à tona as imagens cansadas, que caem no desuso do intenso tráfego de imagens na rede virtual. “O fotojornalismo hoje está demasiadamente factual. Não há mais a imagem contemplativa”, comentou Vazquez.

Outros temas a serem desenvolvidos nos próximos posts e que marcaram o tom do debate são a era do individualismo na fotografia, e a questão do congelamento do tempo nas novas tecnologias: a importância do olhar ainda prevalece?
Custódio Coimbra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: