Polo de Fotografia

Posted by polodefotografia em 05/09/2008

A Fotografia está em cartaz até o dia 14 de setembro no Festival Internacional de Fotojornalismo Visa pour l’Image, considerado o mais renomado do mundo, na França.

Em sua 20ª edição, com cerca de 30 exposições pela charmosa Perpignan, no sul da França, o Festival faz um apanhado dessas duas décadas tando no trabalho de fotígrafos franceses que cobriram importantes eventos ao redor do mundo, como apresentado profissionais dos mais renomados e alguns desconhecidos do circuitão.

Também faz parte do evento a entreda do Visa de Ouro, que recompensará as melhores fotoreportagens realizadas no último ano nas categorias jornais diários internacionais, revistas, além do prêmio “News”, de 8 mil euros cada (cerca de R$ 19 mil).

O detalhe curisoso entre os curadores e os organizadores do prêmio é a regra mais do que explícita: “Fotografia artística não entra”

“Gostaríamos de lembrar que somos um festival internacional de fotojornalismo. Lidamos com acontecimentos atuais e não estamos interessados em fotografia artística”, disseram os organizadores.

Será realmente que é tão simples assim diferenciar uma e outra. O blog português Arte Photographica já levantou a bola com esta polêmica e citou o fato de Paolo Pellegrin (autor da imagem acima), por exemplo, estar presente tanto neste evento, quando no Rencontres d’Arles, outro festival francês, consagrado à fotografia artística por excelência.

Fica a sugestão para polêmica aqui também entre nossos leitores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: