Polo de Fotografia

Beijo proibido

Posted by polodefotografia em 20/07/2008

Fotografia de casais se beijando no meio da rua sempre causam polêmica. Desta vez, foi no Brasil. O Jornal de Brasília foi condenado a indenizar por dano moral um casal de namorados, porque usou sua foto se beijando sem pedir autorização.
A mesma foto foi utilizada em duas situações diferentes: numa serviu para falar do Dia dos Namorados; na outra ilustrou matéria sobre doenças provocadas pelo beijo. A alegação dos avogados foi de que os dois envolvidos viraram motivo de chacota entre colegas do policial e da professora. A indenização será de R$ 20 mil.

Só para lembrar, houve no passado o clássico beijo captado por Robert Doisneau (acima), que foi vendido pelo equivalente a R$ 511 mil em 2005. A antiga proprietária é a mulher que aparece na foto, tirada em Paris, em 1950, com seu namorado . O mais curioso é que o casal guardou até
1992, segredo sobre o fato de a imagem ser posada. A história só veio à tona, quando surgiram pessoas querendo cobrar direito de imagem, alegando que eram os retratados. Os dois modelos apresentaram então o recibo do pagamento feito pelo fotógrafo no ato.
Outra foto que despertou a curiosidade mundial, foi a do marinheiro pós segunda-guerra mundial, em que aparece beijando uma enfermeira (ao lado). O momento foi imortalizado pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt e assim nasceu uma das fotografias mais icônicas de celebração pós-guerra. Dez homens diziam ser o marinheiro da foto tirada no dia em que os Aliados celebravam a vitória sobre o Japão, mas por meio de estudo as dúvidas foram finalmente dissipadas.

De quebra fica para encerrar este post outra bela imagens captada pelo mestre Bresson, também de namorados se beijando na rua.
Até onde sei, esta não está envolvida em polêmicas… ou está?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: