Polo de Fotografia

Posted by polodefotografia em 03/07/2008

Delicadeza, sensibilidade, lirismo.

Predicados que cabem ao trabalho do coreano Ki-Bong Rhee, que está exposto na mostra coletiva Emergência, a quarta edição da Bienal Emoção Art.ficial, entre 2 de julho e 14 de setembro, no Itau Cultural, em São Paulo.

A mostra reflete sobre a emergência no campo da arte cibernética e apresenta obras constituídas por elementos reais ou virtuais que, ao interagirem entre si, originam resultados complexos não-previstos pelo artista. A construção de tais obras apresenta, dessa maneira, características emergentes que expandem os conceitos tradicionais de criação e autoria.

No caso do trabalho do coreano, a instalação é composta de um aquário contendo um livro que a partir de um fluxo proporcionado por bombas d´água, desenha suaves movimentos que enlevam o “espectador” (?). A estabilidade dinãmica do objeto é mantida por uma bola de ping pong que impede que ele feche para o lado contrário e impulsiona seu peso, permitindo que as páginas fiquem colocadas. Frases desgastadas com a água podem ser lidas em parte e os movimentos de tão suaves sugerem quase uma meditação, uma transposição da mente daquele para outro espaço.

Outro trabalho que chama a atenção na mostra é a estante composta por 50 livros-objeto. Ao serem abertos, um mecanismo dispara a gravação de trechos de textos de diversos autores- Fernando Pessoa, Franz Kafka e Italo Calvino, apenas para citar alguns.

Assim, o público compõe um palimpsesto sonoro, sem que cada visitante deixe de ouvir o trecho do livro específico que está em suas mãos. Obra vencedora do Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética em 2007, a obra é da brasileira Raquel Kogan, arquiteta, artista multimídia, gravadora e pintora.

Por estas e por outras, vale e muito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: