Polo de Fotografia

Vitória em foco

Posted by polodefotografia em 08/05/2008

No mês em que a incidência da luz se faz mais bonita no território nacioal, a arte de escrever com a luz é homenageada com exposições, workshops, oficinas, debates no Vitória Foto 2008.

Primeiro projeto do tipo realizado na capital capixaba para difundir a fotografia no Espírito Santo, o evento traz exposições simultâneas de grandes nomes da fotografia, entre eles Walter Firmo, que também realiza um workshop para 20 selecionados, e Rogério Medeiros, que se destacou na lida de jornal diário na própria Vitória, na década de 60.

Nesta mostra, Rogério Medeiros traz imagens singelas “O Espírito Santo em preto e branco”. A exposição apresenta 40 fotografias, que retratam as diversas etnias presentes no Estado, com a intenção de destacar os negros e descendentes europeus no painel racial brasileiro, a partir do Espírito Santo, que é considerado um Estado síntese do Brasil. A mostra em Vitória será uma oportunidade para o público ver o trabalho do fotógrafo, já que habitualmente Rogério Medeiros expõe somente nos locais onde capta suas imagens.

Outra boa mostra que consta no evento é a exposição ” A favela vê a favela”. São imagens de favelas cariocas selecionadas entre as produzidas pelos fotógrafos do Imagens do Povo, um centro de formação e documentação visual localizado no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, onde vivem cerca de 130 mil pessoas, distribuídas por 16 comunidades populares.


Criado em 2004, como parte do projeto sócio-pedagógico do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, o Imagens do Povo objetiva democratizar o acesso à linguagem fotográfica como técnica de expressão e visão ideológica de mundo, contribuindo para a ampliação de um olhar humanista sobre a sociedade como um todo e, em especial, um olhar internalizado e não estereotipado das favelas sobre si mesmas.

Coordenado pelos fotógrafos João Roberto Ripper e Dante Gastaldoni, os principais eixos do projeto são: a Escola de Fotógrafos Populares, o Banco de Imagens e a Agência de Fotografia Imagens do Povo. O intuito é colocar a fotografia a serviço dos direitos humanos, através do registro da realidade vivida nas periferias e favelas do Brasil e da constituição de um acervo de imagens sobre os diferentes grupos e movimentos populares do país.

O Vitória Foto 2008 vai até o final de maio e entra no início de junho, encrerrando-se com a exposição dos trabalhos feitos pelos alunos da oficina de Walter Firmo no dia 10 de junho, na Praça de Fradinhos, a partir das 19 horas.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: