Polo de Fotografia

Paris ocupada

Posted by polodefotografia em 01/05/2008

Por sugestão de um leitor do blog, entramos na polêmcia sobre a exposição em cartaz em Paris, com as fotos da capital francesa ocupada pelas tropas de Hitler na Segunda Guerra. A polêmica da obra fica por conta do fato de o fotógrafo que registrou as imagens ser contratado do reich para expressar como a vida continuava tranquila durante o período da ocupação.

Tema de polêmica no site observatório da imprensa, que refletiu inúmeros comentários vigorosos em outros órgãos mundiais, a exposição chamada “Les Parisiens sous l´Occupation” traz de imagens raras e preciosas de uma época pobre em fotos coloridas. Talves daí sua atratividade estética?

Ou seriam o ar descontraido de uma Paris de cartão postal, com elegantes nas corridas de cavalo de Auteuil e o cotidiano normal de bairros chiques como o Champs Elysées, contrastando com a sombra nazista que pairava na região e que só é conhecida do espectador por uma ou outra estrela de Davi ocupando a lapela de um casaco judeu nos bairros típicos e designados para manter este povo afastado dos demais.


Considerando ainda que o regime nazi impedia a livre circulação das câmeras à época, o registro de André Zucca (1897-1973) tende a ser visto mais como um panfleto político, não?
Segue abaixo texto do Observatório da Imprensa:
“Os críticos da exposição concordam com o valor documental das fotos, mas defendem que sejam mostradas acompanhadas de debates e conferências em torno do uso da imagem de propaganda durante a guerra. Para informar e deixar claro que as fotos de Zucca foram encomendadas pelos nazistas para publicação na revista alemã
Signal, célebre pela qualidade da fotografia, mas acabaram não sendo
publicadas.
Isto para que não haja dúvida de que são fotos de propaganda, já que a revista era diretamente ligada a Joseph Goebbels. E para que não se pense que são de um fotógrafo que passeava por Paris fotografando o cotidiano da cidade.”
Anúncios

Uma resposta to “Paris ocupada”

  1. Benedito Antonio said

    É um fato histórico que nos leva a refletir em função de outra realidade apontada pelos formadores da midia …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: