Polo de Fotografia

O Paradigma da Modernidade

Posted by polodefotografia em 30/04/2008

Ousado e inquietante, Geraldo de Barros é considerado um marco na fotografia brasileira, desde que apresentou seu trabalho Fotoformas, em 1946.

Sua força criativa, desnaturalizando a fotografia, provocou rupturas entre seus contemporâneos, nas décadas de 40 e 50, e até hoje provoca desconcertantes comentários do público visitante da exposição que está em cartaz em São Paulo, com parte do acervo da Pinacoteca e do Sesc São Paulo.

Influenciado pela Teoria da Gestalt, com estética pioneira e fortes tendências abstratas, Geraldo de Barros preocupava-se com as formas e permitia-se a experimentação sem medo.

Geometrias compostas a partir da arquitetura urbana, ou mesmo com sanduíches de negativos feitos diante do ampliador, fizeram com que ele trouxesse para o ramo fotográfico a aproximação com as artes plásticas, instituindo uma nova gama de possibilidades para o olhar.

Junto com José Oitica Filho – talvez o mais revolucionário de sua época – e também com Thomaz Farkas, Geraldo de Barros compõe o leque de fotógrafos brasileiros que quebrou o paradigma da modernidade, aproximando as imagens construtivas dos movimentos concretistas e neoconcretistas.

Para melhor defini-lo, deixo as palavras à historiadora Heloisa Espada, curadora da Exposição e autora de tese de mestrado na USP, sobre a produção de Geraldo de Barros:

“É simplista usar a frade feita de que o artista tirava a geometria do cotidiano nos enquadramentos da máquina fotográfica para criar no terreno da abstração. Pintor, gravador e designer, produzia em diversos campos e todos vão se inter relacionando”

Exposição: Fotoformas e Suas Margens
Centro Universitário Maria Antônia
De terça a sexta, das 12 às 21 horas
Sábado e domingo, das 10 às 18 horas
Até dia 1 de junho
Tel: (11) 32557182
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: